Baseado no livro de Maria Giacaglia.
O promotor deve fazer pesquisas para selecionar os possíveis patrocinadores e apoiadores para seu evento. Feito isso, serão escolhidos aqueles que melhor desempenharão este papel e que atenderá os interesses do promotor.
A obtenção de recursos para os eventos se torna cada vez mais difícil uma vez que os patrocinadores têm várias opções de escolhas para investir seu dinheiro. O patrocínio, além da ajuda financeira, projeta a imagem do evento e do promotor e melhora os resultados quando há parcerias. Mas apresenta algumas desvantagens quando ofusca a imagem do promotor ou viram concorrentes, quando apresenta muitas marcas ou há a dependência deste para os patrocinadores.
O patrocínio segundo as leis de incentivo fiscal é uma maneira das empresas abaterem seus impostos oferecendo à projetos culturais ou do Terceiro Setor. Temos também: Co-patrocínio, quando duas empresas compartilham uma cota de patrocínio promovido e organizado por um terceiro; Parceria, quando duas ou mais empresas que trabalham juntas no mercado, unem seus recursos complementares, pois visam os mesmos interesses e objetivos; e o Apoio, que disponibiliza recursos próprios, não-financeiros, porém necessários ao evento.
O objetivo desse patrocínio é a cobertura parcial ou total dos custos, sem intenção de lucro. Por isso o promotor deve selecionar os segmentos diretos ou indiretamente ligados ao conteúdo do evento.
(Ver reportagem de segmento direto!)
Para atingir um sucesso ainda maior, é importante que o promotor obtenha o máximo de informações dos patrocinadores e o perfil de suas empresas, pois o patrocínio está relacionado diretamente com os objetivos da empresa e seus planos de marketing. Depois de identificado – crescimento, aquisição ou avaliação – o promotor deve estudar a estratégia de eventos da empresa estabelecendo valores para a exposição da marca, relacionamento e vendas. Os objetivos de marketing da empresa podem ser cultural, social, esportivo, etc.
É possível selecionar as empresas-target, após análise dos resultados das pesquisas referentes ao objetivo dos possíveis patrocinadores, que serão as primeiras a serem abordadas comercialmente.
Os critérios classificatórios para a ordem de abordagem comercial são: valor de imagem, relacionamento, potencial de investimento, histórico de investimento e alinhamento do evento. A seguir são estabelecidos “pesos” de importância para cada um destes itens, segundo o tipo de evento proposto e assim, chega-se ao ranking de prioridade.
Must win
São as empresas em potencial investidoras, interessantes ao promotor. Normalmente são poucas para que todos os envolvidos na organização e na venda do evento possam dar atendimento prioritário.
Exemplos de folhetos com patrocinadores e apoiadores:
4 comentários:
Pra vocês colocarem os links dos outros grupos:
GRUPOS – EVENTOS/5º PERÍODO - NOITE
1. PRODUTUR: produtur.blogspot.com
2. SENTIDOS: sentidosdeminas1.blogspot.com
3. PAUSA PRUM CAFÉ: pausaprumcafe-puc.blogspot.com
4. GRANFORMAGGIO: granformaggio.blogspot.com
5. ESTÓRIA VIVA:
estória-viva.blogspot.com
6. CULTURA ENGARRAFADA: culturaengarrafada.blogspot.com
GRUPOS – EVENTOS/5º PERÍODO - MANHÃ
1. ESQUINA INCOMUM: esquinaincomum.blogspot.com
2. PESSOAS DE BEM: pessoasdebem.blogspot.com
3. DEGUSTAR EVENTOS: degustareventos.blogspot.com
E o capítulo 5? E as peças que já deveriam ter sido postadas? Vamos agitar.
Favor acrescentar o seguinte blog nos links sugeridos de vocês:
Jazz Comfusion - http://anapaulasantiago.blogspot.com/
Mas, gente, é preciso colocar o blog em dia rapidamente! Não vamos deixar a peteca cair!
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