sábado, 22 de março de 2008

Eventos - Capítulo III

"Benefício aos patrocinadores e cotas de benefícios"
Baseado no livro de Maria Giacaglia.


Agora é hora de captar recursos para a realização do evento. Sendo assim, para ter apoio de patrocinadores e suas cotas é importante que sejam oferecidos benefícios que agradam o interesse de cada um deles.

Esses benefícios são formas distintas de expor a marca dos patrocinadores com a divulgação em rádio, televisão, mídia impressa, ou mesmo envio de convites e folders. No próprio evento, a marca pode aparecer em banners e folhetos a distribuir, ou painéis eletrônicos, telas projetadas, blocos de anotações, sorteio e brindes.

Algumas estratégias são boas para o sucesso do evento. As ações pós-evento, devem ter início antes, durante sua execução e após seu término, na intenção de obter uma fonte rica de dados sobre os convidados. De acordo com o interesse do patrocinador e as possibilidades do promotor, o envio de materiais antes do evento garante uma integração melhor dos participantes, assim como promover, após o evento, uma continuidade às discussões, resultados e torneios.

As atividades antes, durante e após, o gerenciamento dos negócios e a manutenção dos clientes, vai depender de uma boa estrutura e um bom planejamento da equipe promotora.

O cálculo do custo do evento deve ser estimado por 80% do custo levantado e 20% dos imprevistos. São inúmeros os gastos que se relacionam com o evento, temos: locação do espaço, infra-estrutura, palestrantes, filmagem, divulgações, decoração, etc.

Hoje em dia os eventos acontecem com maior freqüência, por isso há uma busca pela vantagem competitiva, promovendo a diferenciação nos serviços, atendimento e imagem. O cálculo é baseado no preço a definir, a margem pretendida e os custos estimados.

Quanto ao patrocínio, podemos ter apenas um ou mais patrocinadores. Cabe ao promotor estabelecer os valores a receber, se igualmente a todos ou diferenciando a cada um, de acordo com o porte da empresa.

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